De todas as pragas urbanas, as formigas são as que mais contaminam os alimentos. Elas estão frequentemente forrageando, ou seja, abastecendo-se de alimentos ricos em açucares e proteínas. Nesse processo elas percorrem distintos lugares, como banheiros, lixos e redes de esgoto, assim como percorrem as mesas, armários, utensílios de cozinha, e recipientes com alimentos.
As principais características são as seguintes:
-
Entrada: podem entrar através das menores rachaduras, buscando água e substâncias alimentares açucarados ou gordurosos nas áreas de serviço e cozinha;
-
Trilha: uma vez encontrado a fonte de alimento, as formigas deixam uma trilha química invisível que contêm feromônios para que outras possam seguir o caminho;
-
Ninhos: as formigas podem aninhar em qualquer lugar próximo a sua casa: paredes, dutos elétricos, gramados, frestas, portais e sob fundações;
-
Colônia: uma colônia pode conter até 300.000 formigas e podem se mudar rapidamente quando ameaçadas;
-
Tempo de vida da colônia: pode existir por sete anos e algumas rainhas podem até viver até quinze anos;
-
Tratamento caseiro: o tratamento caseiro pode eliminar as formigas visíveis, porém para diferentes tipos de formigas exigem-se diferentes tipos de tratamento.
Após o acasalamento, a formiga fêmea se torna uma rainha que põe ovos. A rainha escolhe um local protegido para colocar seus ovos e formar uma colônia. Seus ovos são pequenos, do tamanho um milímetro de diâmetro. Depois de cerca de 1-2 semanas na fase de ovo, nasce à larva. Nesta fase ela tem um apetite voraz, e as formigas adultas gastam muito do seu tempo alimentando- as com alimentos e líquidos que digerem e regurgitam.
No próximo estágio são as pupas que se parecem um pouco com as formigas adultas, exceto as pernas e antenas que são dobradas e pressionadas contra o corpo. Inicialmente, as pupas de formigas são geralmente branco, e a medida que vão envelhecendo vão escurecendo.
Uma vez que a fase de pupa é completada, chega a fase da formiga adulta. Formigas adultas se transformam em uma das três castas da colônia: rainha, operário ou macho. Rainhas são fêmeas férteis que colocam todos os ovos em uma colônia. As operárias são fêmeas que não se reproduzem, recolhem alimentos, alimentam as larvas e mantém limpo o ninho. Operárias não possuem asas e é responsável pelo forrageamento em busca de alimento ou defendendo a colônia dos invasores. As formigas machos são alados, mas o seu trabalho é apenas para acasalar com as rainhas durante o processo de revoada.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Produto(s): iscas gel, líquida ou granulada (dependendo da espécie).
Tempo de execução: 1 hora.
Garantia: 3 meses.